Releases

Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo se destacaram no desenvolvimento de projetos e soluções de governo digital nas administrações públicas e foram premiados na edição de 2023 do Prêmio

A solenidade de premiação do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital marcou a manhã desta sexta-feira, 25 de agosto, como um  dos pontos altos do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (SECOP), realizado em Brasília. Criado em 2002, em parceria com o Ministério da Economia, o antigo Prêmio E-Gov, hoje Prêmio Gov.Digital, tem como objetivo, reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas.

Em destaque, o estado de Mato Grosso foi premiado em duas categorias: Melhor solução de Governo Digital Baseada em Inteligência Artificial e na categoria especial Prêmio ABEP de Excelência em Governo Digital, sendo esta a premiação principal, que inclui a entrega do aporte financeiro de R$ 10 mil. Para Cleberson Gomes, vice-presidente da ABEP-TIC e presidente da MTI-MT, o objetivo do prêmio é fortalecer a tecnologia nos estados, fortalecendo o país como um todo. “Esse reconhecimento é fruto de uma grande jornada, iniciada em 2019. Como integrante da diretoria da ABEP, gostaria de agradecer a oportunidade. O nosso propósito é elevar a tecnologia para prestar melhores serviços aos estados. Transformar o Brasil e fazer um estado melhor e um país melhor”.

O Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas de Mato Grosso, Sandro Brandão, também participou da premiação. “Em pouco tempo no Mato Grosso, esse projeto já trouxe excelentes resultados, trazendo um melhor atendimento ao nosso cidadão. Nós estamos trabalhando e consolidando as inovações a fim de viabilizar cada vez mais os nossos serviços para a população mato grossense”, concluiu.  

O secretário de Transformação Digital do Estado do Rio de Janeiro, Mauro Farias, recebeu, em nome do Estado, premiação em três categorias distintas: Melhor solução de Governo Digital Orientada ao Cidadão; Melhor solução de Governo Digital para Governo Aberto; e Melhor solução de Governo Digital para Governança Digital. “É uma grande satisfação estar aqui, em nome de todos os colaboradores da PRODERJ e da SETD. Faço questão de agradecer ao Flávio Rodrigues, pelo diferencial que está fazendo no Rio de Janeiro. Quando se fala em transformação digital, não basta só o governador se envolver, mas todos os órgãos se envolverem e entenderem. É importante dar protagonismo e suporte à transformação digital”, explicou.

O subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão de Minas Gerais, Rodrigo Diniz recebeu a premiação pelo projeto “Programa Alô, Minas! – Conectividade Para População que Vive Nas Localidades Rurais para Acesso aos Serviços Digitais”, ganhador na categoria especil Prêmio Valor Sustentabilidade e ODS, além da categoria Melhor solução de Governo Digital Inclusivo. “Muito feliz em ter esse reconhecimento. É uma iniciativa do governo de Minas Gerais, em parceria com prefeituras e iniciativa privada. Serviços com tecnologia para facilitar a vida do cidadão”.

No total, o Prêmio Gov.Digital de 2023 reuniu nove categorias. Confira, abaixo, os ganhadores de cada uma delas.

Melhor solução de Governo Digital Orientada ao Governo: Defensoria Pública de São Paulo, no projeto “Digitalização da Prestação da Assistência Jurídica: Inteligência artificial, multicanalidade e comunicação contínua com o cidadão”.

Melhor solução de Governo Digital Orientada ao Cidadão: SETD – Secretaria de Estado de Transformação Digital do Estado do Rio de Janeiro com o projeto “RJ Digital Soluções Orientadas ao Cidadão no Portal de Serviços do RJ”.

Melhor solução de Governo Digital para Governo Aberto: PRODERJ com o projeto “RJ Digital Plataforma de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Estadual”.

Melhor solução de Governo Digital para Governança Digital: Secretaria de Transformação Digital do Estado do Rio de Janeiro com o projeto “DashBoard: Transformação Digital”.

Melhor solução de Governo Digital Inclusivo: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais com o projeto “Programa Alô, Minas! – Conectividade Para População Que Vive Nas Localidades Rurais Para Acesso aos Serviços Digitais”.

Melhor solução de Governo Digital baseada em Inteligência Artificial: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso com o projeto “Personalização do Governo Digital com a Recomendação de Serviços Públicos ao Cidadão”.

Prêmio Valor Público: Defensoria Pública do Estado de São Paulo com o projeto “Digitalização da Prestação da Assistência Jurídica: Inteligência artificial, multicanalidade e comunicação contínua com o cidadão”.

Prêmio Valor Sustentabilidade e ODS: Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais com o projeto “Programa Alô, Minas! – Conectividade Para População Que Vive Nas Localidades Rurais Para Acesso aos Serviços Digitais”.

Prêmio ABEP de Excelência em Governo Digital: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso com o projeto “Personalização do Governo Digital com a Recomendação de Serviços Públicos ao Cidadão”.

Compartilhe o Post

Notícias Relacionadas